Durante muitos anos de minha vida, acalentei o desejo de colocar no papel uma história que imaginei, pedaço por pedaço, desde pequena. Finalmente, há uns 20 anos e depois de muitas pesquisas sobre a África do Sul, seu povo original, seus costumes, mas também a influência de holandeses e britânicos que começaram a chegar para uma colonização quase forçada, a partir de meados do século XVII, no caso dos holandeses e meados do século XIX, no caso dos britânicos.
O povo Xhosa é um grupo étnico da nação Bantu, que vivia no sudeste da África do Sul.
A partir de meados do século XIX, em todas as partes do sul e centro-sul do país, dividiu-se em várias tribos com heranças ainda distintas.
Atualmente, cerca de oito milhões de Xhosa estão distribuídos por todo o país, e a língua Xhosa é a segunda mais falada da África do Sul, depois do idioma Zulu.
Os holandeses ocuparam grande parte do leste da África do Sul, a partir do Rio dos Peixes, que era terra habitada por Zulus.
Então, quase dois séculos depois do holandeses, os britânicos começaram a ocupar a região, o que provocou intensos conflitos entre ambos os colonizadores. Acrescentando a isso a insatisfação dos nativos pela invasão de suas terras por brancos, choques culturais foram inevitáveis.
Caroline Winslow, menina inglesa, linda e frágil chega à casa da fazenda de seus pais acompanhada por Emma, amiga e governanta da amável família, onde deverá viver a partir de agora. Era meados de abril de 1866 e o dia estava muito agradável.
Junto de sua mãe Mary, o menino Abayomi, chamado por todos de Jô-Jô, observava, embasbacado, a bela criança branca como neve e de olhos azuis como o céu, como ainda não tinha visto em nenhum branco.
O tempo passou, e essas duas crianças, tão diferentes na cor como na origem, se tornaram jovens adolescentes, cheios de vigor e... Desejos.
O amor é o que os move, não obstante a resistência das famílias. A vida os chama, apesar de tudo. Uma promessa que se cumpre é a esperança da eternidade...
Não deixe de ler esta singela obra, à venda em:
Comments