Suzana
Thron
Escritora
Quem Sou
Nasci em São Paulo, fui criada no Rio de Janeiro e tive a oportunidade de viver em diversas cidades não só do Brasil, como da Itália, país em que morei por algum tempo.
Aproveitei muito da descontração do Rio, da formalidade de São Paulo, da mineiridade de Belo Horizonte, da vida interiorana do Estado de São Paulo e, claro, da cultura inefável da Itália.
Com esta miscelânea de sotaques, paisagens e pessoas, com suas histórias tão peculiares, formei meu próprio patrimônio cultural, o que me permitiu aprimorar minhas habilidades como escritora.
Desde cedo, já mergulhava no mundo das letras. Ainda criança li, sob o olhar orgulhoso de meus pais, grandes nomes da literatura brasileira, como Monteiro Lobato, Machado de Assis, José de Alencar, Aloísio de Azevedo, Guimarães Rosa, entre outros... Mais adiante, me aventurei na poesia intimista de Fernando Pessoa, grande poeta, meu ídolo. Mas, escritores como Jorge Amado, Agatha Christie, Júlio Verne e, mais recentemente, Dan Brown, J. K. Rowling e J. R. R. Tolkien, entre outros, foram de suma importância para a construção de minhas obras mais contemporâneas.
Ao findar a minha mocidade, despertou-me o desejo, muito acalentado, de me tornar escritora. Isso só foi mesmo possível quando meus filhos ficaram adultos, readquiri o controle do meu tempo e a vida ficou mais calma.
Como comecei? Com um romance bem despretensioso, quase pueril, mas bem agradável de ler. Depois criei coragem e me aventurei por outros caminhos cheios de aventuras, fantasias, mistérios e muito suspense, sem me esquecer das antologias e coletâneas de que participei. E lá se vão quase vinte anos...
Para minha alegria, ainda tenho a oportunidade de me encontrar com obras de amigos e jovens escritores que me procuram para eventuais revisões de seus textos, e que, na verdade, me proporcionam deliciosos momentos de leitura e muito aprendizado.
Pílulas sobre mim? Vamos lá: esposa, mãe, avó orgulhosa de quatro menininhas e esposa feliz. Cidade em que moro atualmente e onde pretendo ficar até o fim? Jundiaí em São Paulo, é claro!
Amigos que escrevem
Claudio Peres Junior
Luiz Afonso
Sonia Guedes Reis
Guerreira Xue